AMBIÇÃO X GANÂNCIA

sábado, fevereiro 17, 2018


Confesso que estava ou estou, com um certo bloqueio criativo para postar.
 Mas, para que servem os universitários se não dar um Help rs. Pedi ajuda e recebi algumas sugestões de temas para abordar por aqui; o primeiro deles e o que mais me atraiu foi esse aí do título  Borá falar um pouco a respeito?
PS: Fiz essa capa e achei um tanto fofa para explorar esse assunto. 
 

Creio que muita coisa na nossa vida funciona como um ciclo, ou seja, tem começo, meio e fim, e novamente um começo – ou recomeço, para algumas pessoas. Como um ciclo, cada etapa é um processo e requer atenção para que possamos interpretar situações, aprender com nossos erros e assumirmos a responsabilidade por nossas ações – sejam elas boas ou ruins. E tudo isso é uma construção que perdura pela nossa vida profissional. Somos influenciados por nossas crenças, amigos, familiares, colegas e até desconhecidos, além dos cursos e formações que vamos realizando.
 
Em algum momento o sentimento de querer mais, de avançar, de poder crescer naquilo que é feito torna-se tão forte e inquietante que acaba trazendo questionamentos, alguns de ordem moral. Já notou isso?
 
Ambição: é a busca do melhor para si e para as pessoas que estão próximas através do respeito, do esforço e da meritocracia. É fácil encontrar pessoas dos dois tipos (infelizmente não encontramos somente as ambiciosas…). Se você conhece alguém que se dedica muito ao estudo, trabalho, buscando crescer e ter uma vida melhor (ou dá-la para sua família), com metas claras e honestas, essa pessoa é ambiciosa.
Ganância: é a busca do melhor para si, não medindo esforços para conseguir o que se deseja, utilizando a mentira, inveja, falsidade de toda ordem. Já exemplos de pessoas gananciosas são até mais fáceis: 
Quem oferece e recebe propina, de forma a facilitar algo; 
Comerciantes que vendem produtos com a data de validade expirada, fazendo “promoções”; 
Políticos que desviam dinheiro da saúde, educação e infra-estrutura (dentre outros), para obter enriquecimento ilícito. 
  Como você pôde ler, os dois conceitos envolvem a busca do melhor para si, a questão é de que forma isso vai acontecer e pode acreditar, essa escolha faz toda a diferença! 
Faz diferença para você receber indicações. 
Faz diferença para você adquirir qualidade de experiências, e não simplesmente quantidade. Vocês podem notar que á anos carrego esse lema pra minha vida, principalmente como Blogger.  "O diferencial do Blog é que não quero apenas ter quantidade como muitos, queremos ser qualidade dentre poucos".
Faz diferença para você criar e solidificar sua própria identidade profissional. E identidade é o que muita gente precisa hoje! 

Entendendo a relação existente entre as palavras ambição e ganância, há uma probabilidade maior de seu ciclo 
profissional, pessoal ser constantemente renovado, de maneira positiva e com bons aprendizados, criando infinitas possibilidades – seja em tempo de crise ou de bonança.

E aí, gostou?
Me conte nos comentários se você curte esse tipo de assunto por aqui, aceito sugestões também.

Veja também!!

2 comentários